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COORDENAÇÃO

Professora
Moema Alves Macêdo

Síntese do Currículo

Graduada em Psicologia, Especialista em Gestão e Saúde E Mestra em Ensino na Saúde.

 
OUTROS CURSOS
Bacharelado em Ciências Contábeis
Bacharelado em Direito
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Geografia
Licenciatura em História
Licenciatura em Letras
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Pedagogia

 

O Curso de Graduação em Psicologia terá a denominação de Curso de Bacharelado em Psicologia – Formação de Psicólogo por propor a formação de psicólogos e de bacharéis em Psicologia, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais contidas na Resolução CNE/CES Nº 5/2011. Dessa forma, este curso possui os seguintes objetivos:

Geral:
Formar profissionais críticos, reflexivos e qualificados para atuação profissional, capacitando-os para o mundo da pesquisa, do trabalho e para o ensino de Psicologia, visando atender as necessidades e especificidades da população, respeitando os princípios éticos, técnicos e socioculturais do indivíduo e da coletividade. 

Específicos:
- Proporcionar uma formação generalista e pluralista com a possibilidade de atuação em diferentes contextos, tornando-os agentes de transformação da realidade social;
- Ofertar conhecimentos científicos para compreensão dos fenômenos psicológicos e comportamentais dos indivíduos e dos grupos sociais;
- Capacitar para utilização de instrumentos e metodologias de análise e intervenção psicológicas pautada nos princípios éticos;
- Propiciar espaços para o diálogo entre a Psicologia e demais saberes científicos;
- Desenvolver a visão crítica e a capacidade de liderança para atuação interdisciplinar;
- Propor a articulação entre ensino-pesquisa-extensão na produção do conhecimento científico;
- Estimular o protagonismo do estudante durante sua formação a partir de uma reflexão crítica vinculada ao compromisso e responsabilidade político, ético e social.

 

O discente em Psicologia terá como forma de acesso a aprovação no vestibular anual com uma entrada no início do 1º semestre de cada ano letivo, bem como por meio da Reintegralização, Transferência de Curso interno ou externo da instituição e Portadores de Diplomas.

 

As metas propostas para o Curso de Psicologia podem proporcionar ao discente que receba formação com capacitação teórica e prática suficientemente concisa e diferenciada, que garanta ao graduando uma maior possibilidade de atuação profissional em um mercado de trabalho seletivo e competitivo.

Nesse sentido, a FACHUSC tem como filosofia formar profissionais críticos, reflexivos e com sensibilidade solidária, de modo que respondam adequadamente às demandas sociais impostas por uma sociedade tecnológica, globalizada e competitiva. Não basta ao graduando apenas o conhecimento técnico e teórico para a solução das questões que irá encontrar em sua vida profissional.

A criatividade é uma característica que deve ser estimulada, pois, a todo o momento, o profissional se deparará com uma nova situação, com um mundo desconhecido. Assim, o curso oferta um ensino da Psicologia numa perspectiva científica, numa visão global do homem e dos fenômenos psicológicos como relações entre o homem em sua pluralidade e os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e espirituais que o circundam e com os quais interage. Desse modo, procura-se uma formação que parte da concepção de Psicologia como ciência e profissão em construção, em que a diversidade de teorias e métodos em evolução impõe o desenvolvimento do senso crítico e obriga à reflexão epistemológica.

Ademais, considerando o artigo 4º da Resolução nº5/2011 que pontua as Diretrizes Nacionais Curriculares da formação em Psicologia este projeto pedagógico esclarece os conhecimentos requisitados e que precisam ser contemplados nesta proposta para o exercício profissional com as seguintes competências e habilidades desenvolvidas:

I - Atenção à saúde: os profissionais devem ser capazes de planejar e executar ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, realizar seus serviços primando pelos altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;

II - Tomada de decisões: os profissionais devem ser capazes de analisar, sistematizar e decidir, fundamentados em evidências científicas, as condutas mais adequadas;

III - Comunicação: os profissionais devem assegurar os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

IV – Liderança: os profissionais deverão estar aptos, no trabalho em equipe multiprofissional, a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem ter habilidade para tomar iniciativas, gerenciar e a administrar a força de trabalho, os recursos físicos, materiais e as informações, da mesma forma que devem estar preparados a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;

VI - Educação permanente: os profissionais devem demonstrar responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, assim mostrando-se como aprendizes continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e estimular a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

A AEDS foi instituída pela Lei Municipal nº 827, de 28 de abril de 1983, revogada pela Lei nº 1.433/2003.

 
Conteúdos Especificação CH %

Formação
Profissional

Carga horária total da oferta de disciplinas obrigatórias

2.820 h/a

70.1

Formação
Teórico Prática

Carga horária total da oferta de disciplinas (optativas)

180 h/a 4,26

Trabalho de Conclusão
de Curso

180 h/a 4,26
Estágio Básico e Específicos 840 h 19,90
Atividades Complementares 200 h 4,73
  Carga Horária Total 4.020 h/a 100%
 

psicologia@fachusc.com.br