TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

O presente Regulamento normatiza o processo de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perante banca examinadora, em período especializado, como requisito obrigatório a obtenção de grau dos cursos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), especificando normas a serem observadas no projeto de pesquisa elaborado nos últimos períodos dos cursos... Ver Regulamento do TCC [PDF 433KB]

 
- Modelo Artigo Científico [DOC 88KB]
- Modelo Monografia [DOC 195KB]
 

FICHA CADASTRAL DE ORIENTADORES(AS) DA FACHUSC

 
ÁDILLA KATARINNE GONÇALVES E SÁ
Graduação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Titulação: PÓS-GRADUADA EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR E E MESTRANDA EM GESTÃO AMBIENTAL

Grande Área:

- CIÊNCIAS DA SAÚDE
- CIÊNCIAS HUMANAS
- MULTIDISCIPLINAR

  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- SAÚDE COLETIVA
- EDUCAÇÃO
- INTERDISCIPLINAR, ENSINO, BIOTECNOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ementa:

Interesse de investigar os fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-meio ambiente buscando estratégias para o controle da incidência das doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais, além de propor novas tecnologias para o combate e prevenção das epidemias e melhoria da saúde coletiva. Pretende-se também aprimorar o processo educacional por meio da interdisciplinaridade, aperfeiçoando assim as técnicas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem.

Lattes: Clique aqui
 
ARETUZA BEZERRA BRITO RAMOS
Graduação: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Titulação: MESTRADO

Grande Área:

- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
- MULTIDISCIPLINAR

  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- BIODIVERSIDADE
- INTERDISCIPLINAR E ENSINO

Ementa:

Interesse na pesquisa direcionada a Gestão Ambiental e Educação. Avaliação de Impacto Ambiental. Análise de Risco. Atividades práticas no processo de aprendizagem; Atividades Experimentais no processo de ensino e aprendisagem.

Lattes: Clique aqui
 
AURELANIA MARIA DE CARVALHO MENEZES
Graduação: PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA
Titulação: ESPECIALISTA - PSICOPEDAGOGIA

Grande Área:

- EDUCAÇÃO
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

- PSICOLOGIA EDUCACIONAL

- ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL

- PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

- ENSINO-APRENDIZAGEM

- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

- ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO

- ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

- EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ementa:

Interesse na diversidade de problemas relacionados ao ambiente escolar; na ausência da família na vida escolar do aluno; na dificuldade de aprendizagem que pode ser confundida com problemas comportamentais; nos muitos fatores que causam as dificuldades de aprendizagem; nos fatores de origem psicológica, ambiental ou orgânica que podem influenciar o desenvolvimento das dificuldades; nas medidas para lidar com cada problema; na desmotivação do estudante para com a aprendizagem.

Interesse nos fundamentos da educação; no fazer pedagógico; nas orientações diversas para o fazer pedagógico e para a aprendizagem

Lattes: Clique aqui
 
AURENIA PEREIRA DE FRANÇA
Graduação: LETRAS: PORTUGUÊS/LÍNGUA FRANCESA E RESPECTIVAS LITERATURAS
Titulação: ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

Grande Área:

- LETRAS/LINGUÍSTICA
- DIVERSIDADE E IDENTIDADE ÉTNICA E SOCIAL
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- LETRAS: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO INDÍGENAS/AFROBRASILIDADES

- HISTÓRIA: MEMÓRIA/ORALIDADE E IDENTIDADE ÉTNICA E SOCIAL

Ementa:

Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. Povos tradicionais. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Relações etnolinguísticas. Educação e diversidade. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Identidades étnicas e sociais. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Educação Inclusiva

Lattes: Clique aqui

 

CÍCERA ALVES NUNES
Graduação: PEDAGOGIA: LICENCIATURA PLENA
Titulação: ESPECIALISTA

Grande Área:

- EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- LEITURA
- FILOSOFIA
- AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
- PSICOLOGIA
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- EDUCAÇÃO INFANTIL
- CURRÍCULO

Ementa:

Interesse nas investigações de formação docente/ prática pedagógica, com interrelação no contexto relação família e escola, assim como as politicas que regem a educação. Analise nas dificuldades de aprendizagem e construção do currículo escolar envolvendo as deficiciencias (inclusão). Os saberes docentes. Literatura infantil e a educação infantil, alfabetização e letramento, entre outros.

Lattes: Clique aqui
 
GILSON BRANDÃO DA ROCHA FILHO
Graduação: BACHAREL EM GEOGRAFIA
Titulação: MESTRE EM GESTÃO AMBIENTAL

Grande Área:

- GEOGRAFIA REGIONAL
- TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
- REGIONALIZAÇÃO  E ANALISE REGIONAL

  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- CLIMATOLOGIA: Mudanças Climáticas antropogÊnicas
- GEOMORFOLOGIA: Potencialidades geoambientais
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Geoturismo

Ementa:

Interesse no estudo das regiões ao redor do mundo na busca de compreender e definir as características únicas de uma região em particular, que consistem de elementos naturais e humanos.

Lattes: Clique aqui
 

GILVAN MARTINS GALVÃO

Graduação:

DIREITO | FILOSOFIA

Titulação:

- ESPECIALISTA EM DIREITO PENAL
- ESPECIALISTA EM FILOSOFIA GERAL

Grande Área:

- FILOSOFIA GERAL
- HISTORIA DA FILOSOFIA
- DIREITO PENAL
 
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- FILOSOFIA GERAL
- DIREITO PENAL

Ementa:

Interesse nas investigações em Direitos Humanos, Filosofia Antiga Filosofia Medieval, Filosofia Moderna Filosofia política, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião, historia da filosofia e historia da educação.

Lattes: --
 
MAÍSA FERNANDA DOS SANTOS BARBOSA
Graduação: BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Titulação: MESTRE EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Grande Área:

- Ciências Biológicas II
- Ciências Biológicas III
- Biodiversidade

  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- Biologia Molecular
- Farmacologia Bioquímica e Molecular
- Etnofarmacologia
- Bioquímica dos Microorganismos
- Toxicologia
- Microbiologia Médica
- Ecologia Aplicada
- Ecofisiologia Vegetal

Ementa:

Interesse na investigação de moléculas e produtos provindos de fontes naturais, principalmente plantas e microorganismos da Caatinga, com potencial terapêutico para o desenvolvimento de novos medicamentos, herbicidas, inseticidas, insumos agrícolas, etc. Bem como em investigações que visem conhecer o perfil químico (e os fatores ecológicos que o influencia, bióticos e abióticos) e os seus possíveis efeitos ecotoxicológicos.

 

MARIA NEREIDE MARTINS ARAUJO

Graduação: PEDAGOGIA – ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Titulação: PÓS-GRADUAÇÃO

Grande Área:

- GESTÃO ESCOLAR
- DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS
- PEDAGOGIA
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- GESTÃO ESCOLAR
- DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS:  FORMAÇÃO DE PROFESSOR
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- LETRAMENTO
- INCLUSÃO SOCIAL
- PEDAGOGIA: PEDAGOGIA HOSPITALAR/PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Ementa:

Interesse nos diagnósticos e aprofundamento na Gestão Escolar buscando a promoção de valores e da paz no ambiente educacional, investigando ainda a formação do professor no processo de formação continuada, avaliação da aprendizagem – ato amoroso, planejamento e replanejamento e com qualidade.

A formação de cidadãos letrados, inclusão social com respeito e dignidade. A pedagogia hospitalar como direito e alternativa e a empresarial como sucesso administrativo e empreendedor.

Lattes: Clique aqui
 

MARTA CALLOU BARROS COUTINHO

Graduação: PEDAGOGIA
Titulação: MESTRADO- UFPE

Grande Área:

- FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PSICOPEDAGOGIA,
  PSICOLOGIA EDUCACIONAL,PRÁTICA PEDAGÓGICA , SABERES DOCENTES, PROFISSIONALIDADE
  DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- HISTÓRIA: NARRATIVAS /ORAIS

Ementa:

Interesse nas investigações de educação inclusiva, formação de professores e a prática pedagógica.

Lattes: Clique aqui
 

PEDRO FERNANDO DOS SANTOS

Graduação: LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS
Titulação: MESTRADO

Grande Área:

- LINGUÍSTICA
- DIVERSIDADE ÉTNICA

  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- LETRAS: LÍNGUAS INDÍGENAS/AFROBRASILIDADES
- LETRAS: OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS
- HISTÓRIA: MEMÓRIA/ORALIDADE

Ementa:

Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Educação e diversidade étnica. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Narrativas étnicas. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação do Campo.

Lattes: Clique aqui
 

VERÔNICA REJANE LIMA TEIXEIRA

Graduação: PEDAGOGIA: SUPERVISÃO ESCOLAR
Titulação: ESPECIALISTA

Grande Área:

- EDUCAÇÃO
  
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES
- Clique aqui

Área do Conhecimento:

- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- LITERATURA INFANTIL
- AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E CURRÍCULO
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ementa:

Interesse nas investigações de prática pedagógica, enfocando a necessidade de uma educação lúdica na formação de professores. Alfabetização e letramento. Educação Infantil como espaço de autonomia e identidade. Processo de planejamento, avaliação e currículo com foco na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ação docente nas dificuldades de aprendizagem e na Educação Especial.

Lattes: Clique aqui