Alunos de Letras, Pedagogia e Psicologia participam do III Encontro ENPIBID com foco na formação docente

Publicação: 12/11/2025.


Compartilhe este artigo.
Alunos da FACHUSC em frente a UFCA

Foto CCOM

Os cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) participaram do III Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (ENPIBID), realizado no dia 11 de novembro no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Sob o tema “O ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura na formação docente”, o evento promoveu um rico espaço de diálogo, reflexão e aprendizagem entre estudantes, professores e instituições de ensino.

Alunos da FACHUSC em frente a UFCA

Foto CCOM

Durante o encontro, foram apresentados treze trabalhos elaborados por bolsistas e acadêmicos, com foco em experiências pedagógicas em sala de aula e nos projetos desenvolvidos no âmbito do PROUPE-PE, programa voltado ao fortalecimento da educação pública estadual. As pesquisas abordaram temáticas como cultura, memória, tecnologia e literatura regional, sob a coordenação da Professora Doutora Maria do Socorro Cordeiro de Sousa. A participação foi especialmente significativa para os acadêmicos da FACHUSC, pois reforçou a integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Salgueiro, que foi responsável pelo deslocamento da delegação.

Também foi destacada a colaboração da EREM Carlos Pena Filho, representada pela diretora Janezilda Luciano e pelos alunos da eletiva “Tecendo os Fios da Memória”, coordenada pela professora Socorro Cordeiro. Os estudantes trouxeram vivências concretas de projetos culturais e memoriais desenvolvidos na escola, enriquecendo as discussões com olhares autênticos e contextualizados.

Alunos da FACHUSC na UFCA

Foto CCOM

A edição de 2025 do ENPIBID reafirmou a importância de parcerias entre universidades, escolas e poder público para uma formação docente mais integrada, crítica e engajada com a realidade social.

Ver outros artigos.