Publicação: 27/11/2025.
Foto CCOM
No último dia 22 de novembro, estudantes do 8º período, estudantes do oitavo período do curso de pedagogia e do segundo período de letras estiveram numa aula de campo na Comunidade Quilombola de Santana, no ensejo participaram ativamente de um dos dias do Festival Quilombola em alusão ao mês da Consciência Negra.
As turmas participaram de roda de conversa, momentos de experiências em trocas de saberes, em contatos com os saberes e sabores da comunidade e assistiram as apresentações culturais, como a dança da Manzuca da Santana. A iniciativa foi do professor Pedro Fernando que contou com o apoio da coordenadora do curso, a professora Juliana Rocha, da gestão da FACHUSC e da Secretaria de Educação do Município.
Foto CCOM
Os estudantes entraram em contato com a vida e os fazeres locais, com projetos de educação comunitária, com as lutas, a organização e os desafios do povo daquela localidade. As atividades sempre acontecem a partir do formato de organização coletiva comum do povo.
Estiveram na atividade, além dos estudantes da faculdade e das pessoas da comunidade, outras pessoas parceiras como parlamentares do município, representantes da organização social quilombola e a secretária de cultura do município.