Geral:
Formar profissionais críticos, reflexivos que possuam empatia e visão de sociedade ampla e humanizada, qualificados para atuação profissional, para o mundo da pesquisa, do trabalho e para o ensino de Psicologia, capacitando-os com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, visando atender as necessidades e especificidades da população, respeitando os rigores éticos, técnicos e científicos, para o bem-estar bio-psico e sociocultural dos indivíduos e da coletividade.
Específicos:
Seguindo a legislação vigente e normas institucionais, para ingressar no Curso de Psicologia da FACHUSC, o estudante deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, aprovado em Processo Seletivo (vestibular), pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Mediante disponibilidade de vagas, a instituição também está aberta aos portadores de diploma de ensino superior, e para transferências daqueles que estão cursando o Ensino Superior em outras Instituições de Ensino Superior - IES.
A FACHUSC tem como filosofia formar profissionais com excelência, compromisso e ética, dessa forma, investe numa formação crítica, reflexiva e com sensibilidade solidária, de modo que respondam adequadamente às demandas sociais impostas por uma sociedade tecnológica, globalizada e competitiva. Não basta ao graduando apenas o conhecimento técnico e teórico para a solução das questões que irá encontrar em sua vida profissional, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos estudantes.
Destaca-se que seja possível ao egresso intervir frente à abrangência dos campos de atuação e seus diferentes contextos de atenção psicológica, de forma articulada com profissionais de áreas afins. Desse modo, procura-se uma formação que parte da concepção de Psicologia como ciência e profissão em construção, em que a diversidade de teorias e métodos em evolução impõe o desenvolvimento do senso crítico e obriga à reflexão epistemológica, ética e com responsabilidade social.
O conjunto de competências básicas deve assegurar a possibilidade de prestação de serviços psicológicos à sociedade em diferentes domínios, atendendo as demandas sociais concretas em contextos de trabalho nos quais o psicólogo se insere (saúde, educação, organizações, trabalho, comunidades, movimentos sociais, justiça, sistema prisional, entre outros), quer no setor privado, no âmbito das políticas públicas, ou no terceiro setor, intervindo nos níveis individual, grupal, organizacional e social, para tanto precisa desenvolver as seguintes habilidades gerais:
I - Comunicação: Comunicação: o psicólogo tem na comunicação uma de suas principais ferramentas, por isso necessitam ser acessíveis, atuar em equipe e manter princípios éticos quanto as informações a eles confiadas;
II - Atenção à saúde: estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicossocial e psicológica, prestar serviços de acordo com rigores éticos e bioéticos;
III - Liderança: estar aptos a assumir posição de liderança em equipes multidisciplinares, a tomada de decisões e gerenciamento de conflitos, com vista ao bem-estar da comunidade;
IV - Administração e gerenciamento: Administração e gerenciamento: estar aptos a fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos, materiais e de informação, bem como tomar inciativas, gerir, empreender e liderar equipes de trabalho;
V - Educação Permanente: assumir compromisso com a sua educação continuada, na formação e prática, estar apto a treinar novas gerações de profissionais.
Considerando o cotidiano da vida acadêmica, as avaliações contínuas, as demandas sociais e econômicas atuais, a vocação e as condições institucionais, e ainda considerando a Nova Diretriz Curricular Nacional nº 01/2023 e a aprovação da Lei nº 13.935/2019 que determina a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais nas escolas públicas, bem como a atualização da NR1 que inclui avaliação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, o curso oferece as seguintes ênfases:
Mediante disponibilidade de vagas, a instituição também está aberta aos portadores de diploma de ensino superior, e para transferências daqueles que estão cursando o Ensino Superior em outras Instituições de Ensino Superior - IES.
I - PSICOLOGIA, PROCESSOS EDUCATIVOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Compreende a concentração nas competências para: analisar as contribuições da ciência psicológica para a explicação do desenvolvimento humano por meio da escolarização e dos processos educativos mais amplos, considerando a concepção de que o ser humano é um ser histórico-social, porque se humaniza na relação dialética com a realidade objetiva e a educação é prática social que cria condições desse processo de humanização se realizar através dos processos mediados pelas condições objetivas e subjetivas da existência humana capazes de promover a humanização e emancipação das pessoas, tendo em vista a transformação das condições de vida em sociedade, das práticas sociais no contexto histórico, numa interlocução entre a Psicologia e outras áreas do saber.
II - PSICOLOGIA, PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:
Envolve a concentração em competências para: atuar em diferentes instituições sociais e/ou organizacionais considerando as relações do indivíduo com o trabalho, com a gestão de pessoas, e com a cultura buscando problematizar as fragmentações do conhecimento e a individualização das questões psicológicas e sociais, além de investigar os processos políticos que atravessam as instituições públicas, como o processo de privatização próprios das políticas neoliberais; buscando uma compreensão das teorias e dimensionamento das práticas psicológicas; identificar as demandas do sistema organizacional, da comunidade e das instituições, atuando em práticas integradas e contínuas, intervindo em sintonia com os princípios da ética/bioética.
III - PSICOLOGIA, PROCESSOS CLÍNICOS E A SAÚDE COLETIVA:
Envolve a concentração em competências para: atuar de forma ética e coerente com referenciais teórico-metodológicos, valendo-se de estratégias clínicas, frente aos pedidos e demandas próprios do humano em diferentes contextos; criar, utilizar e aplicar instrumentos e recursos com a finalidade de compreender os processos psicológicos em diversos âmbitos de ação profissional. Prática supervisionada de planejamento e intervenção em processos clínicos e de atenção à saúde em diferentes orientações teóricas e metodológicas. Reflexões e discussões sobre a formação do psicólogo e sua inserção profissional. Analisar a atuação psicológica em congruência com os desafios decorrentes das políticas públicas de saúde contemporâneas; Analisar o campo de atuação profissional considerando as diretrizes e princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde, assegurados pela Constituição Federal Brasileira; Conhecer as particularidades da atuação profissional nos três níveis de assistência à saúde e de ações de promoção da saúde, prevenção e cura.
Formação Núcleo Comum:
Carga horária total da oferta de disciplinas teóricas: 2.175 h/a = 51,9%
Carga horária total da oferta de disciplinas Práticas: 135h/a = 3,2%
Carga horária total de Extensão Obrigatória: 450h = 10,7%
Estágios Básicos 300h = 7,1%
Total do Núcleo Comum: 3.180h/a = 75,8%
Formação Núcleo de Interesse/Ênfase:
Carga horária teórica da oferta de disciplinas optativas de ênfases: 180h = 4,3%
Carga Horária dos Estágios Supervisionados Específicos: 660 h = 15,7%
Carga horária da oferta de disciplinas Eletivas: 180h/a = 4,3%
Total do Núcleo de Interesse/Ênfase: 1.020h/a = 24,3%
Autorizado pelo Parecer CEE/PE nº 151/2019, publicado no DOE de 24/12/2019 pela portaria SEE nº 6808/2019, de 23/12/2019
Reconhecido pelo Parecer CEE/PE nº 152/2025, publicado no DOE de 10/07/2025 pela Portaria SEE nº 5475, de 09/07/2025.
psicologia@fachusc.com.br
As turmas funcionam no turno Matutino ou noturno.
Os estágios ocorrem em horário comercial (matutino e vespertino) de acordo com a necessidade da turma
e disponibilidade dos serviços/instituições conveniadas para estágio