O presente Regulamento normatiza o processo de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perante banca examinadora, em período especializado, como requisito obrigatório a obtenção de grau dos cursos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), especificando normas a serem observadas no projeto de pesquisa elaborado nos últimos períodos dos cursos. Ver Regulamento do TCC [PDF 433KB]
Interesse de investigar os fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-meio ambiente buscando estratégias para o controle da incidência das doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais, além de propor novas tecnologias para o combate e prevenção das epidemias e melhoria da saúde coletiva. Pretende-se também aprimorar o processo educacional por meio da interdisciplinaridade, aperfeiçoando assim as técnicas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem.
Interesse na pesquisa direcionada a Gestão Ambiental e Educação. Avaliação de Impacto Ambiental. Análise de Risco. Atividades práticas no processo de aprendizagem; Atividades Experimentais no processo de ensino e aprendizagem.
Interesse na diversidade de problemas relacionados ao ambiente escolar; na ausência da família na vida escolar do aluno; na dificuldade de aprendizagem que pode ser confundida com problemas comportamentais; nos muitos fatores que causam as dificuldades de aprendizagem; nos fatores de origem psicológica, ambiental ou orgânica que podem influenciar o desenvolvimento das dificuldades; nas medidas para lidar com cada problema; na desmotivação do estudante para com a aprendizagem.
Interesse nos fundamentos da educação; no fazer pedagógico; nas orientações diversas para o fazer pedagógico e para a aprendizagem
Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. Povos tradicionais. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Relações etnolinguísticas. Educação e diversidade. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Identidades étnicas e sociais. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Educação Inclusiva
Interesse nas investigações de formação docente/ prática pedagógica, com interrelação no contexto relação família e escola, assim como as politicas que regem a educação. Analise nas dificuldades de aprendizagem e construção do currículo escolar envolvendo as deficiciencias (inclusão). Os saberes docentes. Literatura infantil e a educação infantil, alfabetização e letramento, entre outros.
Interess de investigar temas relacionados a educação, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO
Interesse no estudo das regiões ao redor do mundo na busca de compreender e definir as características únicas de uma região em particular, que consistem de elementos naturais e humanos.
Interesse nas investigações em Direitos Humanos, Filosofia Antiga Filosofia Medieval, Filosofia Moderna Filosofia política, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião, historia da filosofia e historia da educação.
Interesse na investigação de moléculas e produtos provindos de fontes naturais, principalmente plantas e microorganismos da Caatinga, com potencial terapêutico para o desenvolvimento de novos medicamentos, herbicidas, inseticidas, insumos agrícolas, etc. Bem como em investigações que visem conhecer o perfil químico (e os fatores ecológicos que o influencia, bióticos e abióticos) e os seus possíveis efeitos ecotoxicológicos.
Interesse nas investigações de tópicos espécificos da educação e de cidadania e linguagem em espaços educativos escolares e outros. Avaliação da Aprendizagem. Curriculo e Prática Pedagógica nas Unidades de Educação Pré- Escolar e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestaõ Escolar e Educaçao Inclusiva.
Interesse pela pesquisa direcionada ao ensino de ciências e saúde. Bem como, na área educacional metodologias, atividades práticas e avaliação no processo de ensino e aprendizagem.
Interesse nas investigações sobre Argumentação no discurso, com ênfase na cultura, memória e identidade. Têm estudos direcionados acerca da Nova Retórica. Investiga a produção de sentidos em documentos e gêneros textuais apontando para a prática sociocultural, no que diz respeito aos valores significativos de determinados campos de pesquisa. É participante da Linha de Pesquisa Estudos do Texto e Argumentação do GPET/UERN.
Interesse nos diagnósticos e aprofundamento na Gestão Escolar buscando a promoção de valores e da paz no ambiente educacional, investigando ainda a formação do professor no processo de formação continuada, avaliação da aprendizagem – ato amoroso, planejamento e replanejamento e com qualidade.
A formação de cidadãos letrados, inclusão social com respeito e dignidade. A pedagogia hospitalar como direito e alternativa e a empresarial como sucesso administrativo e empreendedor.
Interesse nas investigações de educação inclusiva, formação de professores e a prática pedagógica.
Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Educação e diversidade étnica. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Narrativas étnicas. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação do Campo.
Interesse nas investigações de prática pedagógica, enfocando a necessidade de uma educação lúdica na formação de professores. Alfabetização e letramento. Educação Infantil como espaço de autonomia e identidade. Processo de planejamento, avaliação e currículo com foco na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ação docente nas dificuldades de aprendizagem e na Educação Especial.