O Curso Superior de Licenciatura em Geografia tem uma Matriz Curricular que permite um constante entrelaçamento entre as teorias abordadas em sala e práticas em campo (na região e fora do estado) de disciplinas como Geologia, Pedologia, Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Hidrogeografia, Geografia Agrária, Geografia da Indústria e etc.
Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:
Segundo o instituto de Geociências da UFMG o “licenciado em Geografia poderá atuar como:
- professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de classe;
- atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe”
E através de pós graduação ele pode atuar em outras atividades como o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos sócio-ambientais, tendo em vista diferentes objetivos:
- a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas
- os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais.
- a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, por exemplo.
A AEDS foi instituída pela Lei Municipal nº 827, de 28 de abril de 1983, revogada pela Lei nº 1.433/2003. O Curso de Licenciatura em Geografia foi autorizado pelo Parecer CEE/PE nº 97/2008-CES. Aprovado pelo Plenário em 18 de novembro de 2008.
A duração do curso é de 4 anos.
geografia@fachusc.com.br