O Curso de Graduação em Psicologia terá a denominação de Curso de Bacharelado em Psicologia - Formação de Psicólogo por propor a formação de psicólogos e de bacharéis em Psicologia, baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais contidas na Resolução CNE/CES Nº 5/2011. Dessa forma, este curso possui os seguintes objetivos:
Geral:
Formar profissionais críticos, reflexivos e qualificados para atuação profissional, capacitando-os para o mundo da pesquisa, do trabalho e para o ensino de Psicologia, visando atender as necessidades e
especificidades da população, respeitando os princípios éticos, técnicos e socioculturais do indivíduo e da coletividade.
Específicos:
- Proporcionar uma formação generalista e pluralista com a possibilidade de atuação em diferentes contextos, tornando-os agentes de transformação da realidade social;
- Ofertar conhecimentos científicos para compreensão dos fenômenos psicológicos e comportamentais dos indivíduos e dos grupos sociais;
- Capacitar para utilização de instrumentos e metodologias de análise e intervenção psicológicas pautada nos princípios éticos;
- Propiciar espaços para o diálogo entre a Psicologia e demais saberes científicos;
- Desenvolver a visão crítica e a capacidade de liderança para atuação interdisciplinar;
- Propor a articulação entre ensino-pesquisa-extensão na produção do conhecimento científico;
- Estimular o protagonismo do estudante durante sua formação a partir de uma reflexão crítica vinculada ao compromisso e responsabilidade político, ético e social.
O discente em Psicologia terá como forma de acesso a aprovação no vestibular anual com uma entrada no início do 1º semestre de cada ano letivo, bem como por meio da Reintegralização, Transferência de Curso interno ou externo da instituição e Portadores de Diplomas.
As metas propostas para o Curso de Psicologia podem proporcionar ao discente que receba formação com capacitação teórica e prática suficientemente concisa e diferenciada, que garanta ao graduando uma maior possibilidade de atuação profissional em um mercado de trabalho seletivo e competitivo.
Nesse sentido, a FACHUSC tem como filosofia formar profissionais críticos, reflexivos e com sensibilidade solidária, de modo que respondam adequadamente às demandas sociais impostas por uma sociedade tecnológica, globalizada e competitiva. Não basta ao graduando apenas o conhecimento técnico e teórico para a solução das questões que irá encontrar em sua vida profissional.
A criatividade é uma característica que deve ser estimulada, pois, a todo o momento, o profissional se deparará com uma nova situação, com um mundo desconhecido. Assim, o curso oferta um ensino da Psicologia numa perspectiva científica, numa visão global do homem e dos fenômenos psicológicos como relações entre o homem em sua pluralidade e os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e espirituais que o circundam e com os quais interage. Desse modo, procura-se uma formação que parte da concepção de Psicologia como ciência e profissão em construção, em que a diversidade de teorias e métodos em evolução impõe o desenvolvimento do senso crítico e obriga à reflexão epistemológica.
Ademais, considerando o artigo 4º da Resolução nº5/2011 que pontua as Diretrizes Nacionais Curriculares da formação em Psicologia este projeto pedagógico esclarece os conhecimentos requisitados e que precisam ser contemplados nesta proposta para o exercício profissional com as seguintes competências e habilidades desenvolvidas:
I - Atenção à saúde: os profissionais devem ser capazes de planejar e executar ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, realizar seus serviços primando pelos altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
II - Tomada de decisões: os profissionais devem ser capazes de analisar, sistematizar e decidir, fundamentados em evidências científicas, as condutas mais adequadas;
III - Comunicação: os profissionais devem assegurar os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
IV - Liderança: os profissionais deverão estar aptos, no trabalho em equipe multiprofissional, a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem ter habilidade para tomar iniciativas, gerenciar e a administrar a força de trabalho, os recursos físicos, materiais e as informações, da mesma forma que devem estar preparados a serem empreendedores, gestores, empregadores ou líderes nas equipes de trabalho;
VI - Educação permanente: os profissionais devem demonstrar responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, assim mostrando-se como aprendizes continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e estimular a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Formação Teórico Prática:
Carga horária total da oferta de disciplinas obrigatórias (2820h/a) 70.1%
Formação Profissional:
Carga horária total da oferta de disciplinas (optativas) (180h/a) 4.26%
Trabalho de Conclusão de Curso (180h/a) 4.26%
Estágio Básico e Específicos (840h/a) 19.9%
Atividades Complementares (200h/a) 4.73%
Carga horária total:
(4020h/a) 100%
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