TCC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O presente Regulamento normatiza o processo de elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perante banca examinadora, em período especializado, como requisito obrigatório a obtenção de grau dos cursos da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC), especificando normas a serem observadas no projeto de pesquisa elaborado nos últimos períodos dos cursos. Ver Regulamento do TCC [PDF 433KB]

Regulamento do TCC

Baixar



Modelo Artigo Científico

Baixar



Modelo Monografia - Direito

Baixar



Modelo Monografia - Graduação

Baixar

FICHA CADASTRAL DOS ORIENTADORES

Graduação:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Titulação:
PÓS-GRADUADA EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR E E MESTRANDA EM GESTÃO AMBIENTAL

Grande Área:
CIÊNCIAS DA SAÚDE,
CIÊNCIAS HUMANAS,
MULTIDISCIPLINAR.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
SAÚDE COLETIVA,
EDUCAÇÃO,
INTERDISCIPLINAR, ENSINO, BIOTECNOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAISCIÊNCIAS DA SAÚDE.

Ementa:

Interesse de investigar os fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-meio ambiente buscando estratégias para o controle da incidência das doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais, além de propor novas tecnologias para o combate e prevenção das epidemias e melhoria da saúde coletiva. Pretende-se também aprimorar o processo educacional por meio da interdisciplinaridade, aperfeiçoando assim as técnicas aplicadas no processo de ensino-aprendizagem.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Titulação:
MESTRADO

Grande Área:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,
MULTIDISCIPLINAR.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIODIVERSIDADE,
INTERDISCIPLINAR E ENSINO.

Ementa:

Interesse na pesquisa direcionada a Gestão Ambiental e Educação. Avaliação de Impacto Ambiental. Análise de Risco. Atividades práticas no processo de aprendizagem; Atividades Experimentais no processo de ensino e aprendizagem.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA

Titulação:
ESPECIALISTA - PSICOPEDAGOGIA

Grande Área:
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM,
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO,
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO,
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO,
PSICOLOGIA EDUCACIONAL,
ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL,
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL,
ENSINO-APRENDIZAGEM,
ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO,
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL,
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIODIVERSIDADE,
INTERDISCIPLINAR E ENSINO.

Ementa:

Interesse na diversidade de problemas relacionados ao ambiente escolar; na ausência da família na vida escolar do aluno; na dificuldade de aprendizagem que pode ser confundida com problemas comportamentais; nos muitos fatores que causam as dificuldades de aprendizagem; nos fatores de origem psicológica, ambiental ou orgânica que podem influenciar o desenvolvimento das dificuldades; nas medidas para lidar com cada problema; na desmotivação do estudante para com a aprendizagem.

Interesse nos fundamentos da educação; no fazer pedagógico; nas orientações diversas para o fazer pedagógico e para a aprendizagem


Lattes - Clique aqui
Graduação:
LETRAS: PORTUGUÊS/LÍNGUA FRANCESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

Titulação:
ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

Grande Área:
LETRAS: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO INDÍGENAS/AFROBRASILIDADES,
HISTÓRIA: MEMÓRIA/ORALIDADE E IDENTIDADE ÉTNICA E SOCIAL.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIODIVERSIDADE,
INTERDISCIPLINAR E ENSINO.

Ementa:

Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. Povos tradicionais. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Relações etnolinguísticas. Educação e diversidade. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Identidades étnicas e sociais. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Educação Inclusiva


Lattes - Clique aqui
Graduação:
PEDAGOGIA: LICENCIATURA PLENA

Titulação:
ESPECIALISTA

Grande Área:
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA,
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM,
LEITURA,
FILOSOFIA,
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO,
PSICOLOGIA,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,
EDUCAÇÃO INFANTIL,
CURRÍCULO.

Ementa:

Interesse nas investigações de formação docente/ prática pedagógica, com interrelação no contexto relação família e escola, assim como as politicas que regem a educação. Analise nas dificuldades de aprendizagem e construção do currículo escolar envolvendo as deficiciencias (inclusão). Os saberes docentes. Literatura infantil e a educação infantil, alfabetização e letramento, entre outros.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
BACHAREL EM PEDAGOGIA

Titulação:
PÓS GRADUADA EM PSICOPEDAGOGIA

Grande Área:
EDUCAÇÃO
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGÓGICOS

Ementa:

Interess de investigar temas relacionados a educação, políticas públicas educacionais, psicologia da educação, DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO


Lattes - Clique aqui
Graduação:
BACHAREL EM GEOGRAFIA

Titulação:
MESTRE EM GESTÃO AMBIENTAL

Grande Área:
GEOGRAFIA REGIONAL,
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL,
REGIONALIZAÇÃO E ANALISE REGIONAL.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
CLIMATOLOGIA: Mudanças Climáticas antropogÊnicas,
GEOMORFOLOGIA: Potencialidades geoambientais,
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Geoturismo.

Ementa:

Interesse no estudo das regiões ao redor do mundo na busca de compreender e definir as características únicas de uma região em particular, que consistem de elementos naturais e humanos.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
DIREITO e FILOSOFIA

Titulação:
ESPECIALISTA EM DIREITO PENAL,
ESPECIALISTA EM FILOSOFIA GERAL

Grande Área:
FILOSOFIA GERAL,
HISTORIA DA FILOSOFIA,
DIREITO PENAL.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIODIVERSIDADE,
INTERDISCIPLINAR E ENSINO.

Ementa:

Interesse nas investigações em Direitos Humanos, Filosofia Antiga Filosofia Medieval, Filosofia Moderna Filosofia política, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião, historia da filosofia e historia da educação.


Lattes
Graduação:
BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Titulação:
MESTRE EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Grande Área:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II,
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS III,
BIODIVERSIDADE
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIOLOGIA MOLECULAR,
FARMACOLOGIA BIOQUÍMICA E MOLECULAR,
ETNOFARMACOLOGIA,
BIOQUÍMICA DOS MICROORGANISMOS,
TOXICOLOGIA,
MICROBIOLOGIA MÉDICA,
ECOLOGIA APLICADA,
ECOFISIOLOGIA VEGETAL.

Ementa:

Interesse na investigação de moléculas e produtos provindos de fontes naturais, principalmente plantas e microorganismos da Caatinga, com potencial terapêutico para o desenvolvimento de novos medicamentos, herbicidas, inseticidas, insumos agrícolas, etc. Bem como em investigações que visem conhecer o perfil químico (e os fatores ecológicos que o influencia, bióticos e abióticos) e os seus possíveis efeitos ecotoxicológicos.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
PEDAGOGIA

Titulação:
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM,
ESPECIALISTA EM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E GERENCIAMENTO DE CIDADE
Grande Área:
EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL,
POLÍTICA EDUCACIONAL,
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
ENSINO - APRENDIZAGEM,
CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Ementa:

Interesse nas investigações de tópicos espécificos da educação e de cidadania e linguagem em espaços educativos escolares e outros. Avaliação da Aprendizagem. Curriculo e Prática Pedagógica nas Unidades de Educação Pré- Escolar e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestaõ Escolar e Educaçao Inclusiva.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Titulação:
ESPECIALISTA EM PROGRAMAÇÃO E ENSINO DE BIOLOGIA,
ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR, MESTRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE.
Grande Área:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS,
CIÊNCIAS DA SAÚDE,
EDUCAÇÃO
MULTINTERDISCIPLINAR
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
BIODIVERSIDADE,
EDUCAÇÃO,
INTERDISCIPLINAR E ENSINO.

Ementa:

Interesse pela pesquisa direcionada ao ensino de ciências e saúde. Bem como, na área educacional metodologias, atividades práticas e avaliação no processo de ensino e aprendizagem.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
LETRAS

Titulação:
DOUTORANDA

Grande Área:
ENSINO,
LETRAS,
LINGUÍSTICA
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
LETRAS: ENSINO DE LÍNGUAS ENSINO DE LITERATURA,
ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO,
INDISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE.
Ementa:

Interesse nas investigações sobre Argumentação no discurso, com ênfase na cultura, memória e identidade. Têm estudos direcionados acerca da Nova Retórica. Investiga a produção de sentidos em documentos e gêneros textuais apontando para a prática sociocultural, no que diz respeito aos valores significativos de determinados campos de pesquisa. É participante da Linha de Pesquisa Estudos do Texto e Argumentação do GPET/UERN.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
PEDAGOGIA – ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Titulação:
PÓS-GRADUAÇÃO

Grande Área:
GESTÃO ESCOLAR,
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS,
PEDAGOGIA
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
GESTÃO ESCOLAR,
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS: FORMAÇÃO DE PROFESSOR,
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM,
LETRAMENTO,
INCLUSÃO SOCIAL,
PEDAGOGIA: PEDAGOGIA HOSPITALAR/PEDAGOGIA EMPRESARIAL.
Ementa:

Interesse nos diagnósticos e aprofundamento na Gestão Escolar buscando a promoção de valores e da paz no ambiente educacional, investigando ainda a formação do professor no processo de formação continuada, avaliação da aprendizagem – ato amoroso, planejamento e replanejamento e com qualidade.

A formação de cidadãos letrados, inclusão social com respeito e dignidade. A pedagogia hospitalar como direito e alternativa e a empresarial como sucesso administrativo e empreendedor.


Lattes
Graduação:
PEDAGOGIA

Titulação:
MESTRADO- UFPE

Grande Área:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
PEDAGOGIA: EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA EDUCACIONAL,PRÁTICA PEDAGÓGICA , SABERES DOCENTES, PROFISSIONALIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
HISTÓRIA: NARRATIVAS /ORAIS.

Ementa:

Interesse nas investigações de educação inclusiva, formação de professores e a prática pedagógica.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS

Titulação:
MESTRADO

Grande Área:
LINGUÍSTICA,
DIVERSIDADE ÉTNICA.
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
LETRAS: LÍNGUAS INDÍGENAS/AFROBRASILIDADES,
LETRAS: OUTRAS LITERATURAS VERNÁCULAS,
HISTÓRIA: MEMÓRIA/ORALIDADE.

Ementa:

Interesse nas investigações de memória e identidade de comunidades quilombolas. História oral e diversidade étnica. Linguagem e poder pós-estruturalista. Educação e diversidade étnica. Linguagem e Interculturalidade. Oralidade e Narrativas étnicas. Educação em espaços-outros. Literatura e literatura afro-brasileira. Educação do Campo.


Lattes - Clique aqui
Graduação:
PEDAGOGIA: SUPERVISÃO ESCOLAR

Titulação:
ESPECIALISTA

Grande Área:
EDUCAÇÃO
Ver Tabela de Áreas do Conhecimento/Avaliação da CAPES - Clique aqui

Área de Conhecimento:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM,
LITERATURA INFANTIL,
AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E CURRÍCULO,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,
BIODIVERSIDADE,
EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Ementa:

Interesse nas investigações de prática pedagógica, enfocando a necessidade de uma educação lúdica na formação de professores. Alfabetização e letramento. Educação Infantil como espaço de autonomia e identidade. Processo de planejamento, avaliação e currículo com foco na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ação docente nas dificuldades de aprendizagem e na Educação Especial.


Lattes - Clique aqui